21/02/11

Arroz de Cabidela


 (Imagem Retirada da Internet)

Cá em casa é um prato que se faz com alguma frequência. Trago sempre frangos caseiros da casa da minha mãe e ela, por vezes guarda-me o sangue congelado dentro de um frasco das frutas de bebé, ou num tupperware pequeno, já pronto a usar.
A receita não deve ser novidade para ninguém, mas cá fica a minha versão, sempre feita em tacho de barro:

Ingredientes:
Meio Frango Caseiro
2 Tomates pelados, ou meia lata
1 Cebola cortada aos cubos
2 Dentes de Alho
1 Cubo Knorr de Galinha
Sal a gosto
Azeite
Azeite aromatizado com Malaguetas (ou 2 Malaguetas)
160g Arroz Carolino
1 Lata pequena de Cogumelos Laminados
1 copo pequeno de Vinho Tinto
Vinho Branco 
Sangue do frango a gosto

Preparação:

Num Tacho de Barro coloca-se a cebola, os alhos e um pouco de azeite. Deixa-se alourar a cebola e junta-se o frango partido em bocados e deixa-se alourar de ambos os lados. Depois de alourar o frango, adiciona-se os cogumelos, o knorr e os tomates. Deixa-se levantar fervura e acrescenta-se um pouco do azeite aromatizado com malaguetas (ou apenas as malaguetas), o copo de vinho tinto e acaba-se de tapar o frango com vinho branco. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer o frango.
O tempo de cozedura do frango varia consoante a carne. Se for caseiro leva cerca de 40 minutos em lume brando. Se for de aviário leva cerca de 20 minutos.

Depois do frango cozido, retira-se para um tacho ou travessa à parte, parte-se pedacinhos do peito que se adicionam ao caldo onde se vai cozer o arroz e reserva-se o restante.

Adiciona-se o arroz ao caldo de cozer o frango e deixa-se cozer cerca de 10 minutos. Passados os 10 minutos adiciona-se o sangue, mesmo congelado e mexe-se bem com a colher de pau até derreter todo o sangue e incorporar bem no arroz. Deixa-se cozer mais 10 minutos e serve-se bem quente acompanhado de uma salada de alface e tomate.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...