25/07/11

Tarte de limão merengada


Um destes dias tinha um limão a estragar-se e apetecia-me uma tarte. Saíu uma tarte de limão merengada mesmo muito boa. Segui a receita do livro base da bimby mas a massa fiz diferente.

Ingredientes da base:

250g bolacha maria
100g margarina
1 ovo

Ingredientes do recheio:

4 gemas de ovo
200g de água
50g amido de milho
130g açúcar
40g sumo de limão (usei 20g)
40g manteiga

Ingredientes para o merengue:

50g de açúcar
4 claras de ovo
umas gotas de limão
1 pitada de sal

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Colocam-se as bolachas no copo e tritura-se 10 seg, vel4.
De seguida junta-se a margarina e o ovo e bate-se 20 seg vel4.
Forra-se uma tarteira de fundo falso e vai ao forno uns minutos cozer. (eu fiz numa de silicone)



De seguida coloca-se no copo todos os ingredientes para o recheio e programa-se 5 min/ vel4/90º. Deita-se de imediato o creme sobre a base .
Pesa-se o açúcar para o merengue e reserva-se.
Lava-se o copo, coloca-se a borboleta, as claras, o limão, o sal e bate-se 6 min/vel3 e nos 30 seg finais adiciona-se o açúcar pelo bucal da tampa. Cobre-se o creme com o merengue e polvilha-se com açúcar e leva-se ao forno dourar. A minha levou 15 minutos para a base mais 15 minutos para o merengue.

3 comentários:

  1. É UMA DAS MINHAS TARTES PREFERIDAS.
    A TUA FICOU EXCELENTE.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. adoro esta tarte, muito mesmo...bjokinhass

    ResponderEliminar
  3. Tem um excelente aspecto... já ia uma fatia :)
    É um doce com o qual me perco (as últimas vezes que fiz sobremesas cá por casa, foi precisamente tarte de limão merengada). Agora fiquei a salivar :D

    ResponderEliminar

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...