(Imagem Retirada Da Internet)
Já há algum tempo ando para experimentar o método dos envelopes. Encontram aqui uma boa explicação sobre ele.
Este mês vou tentar.
Fiz uma lista com as coisas básicas que contempla um valor para cada. Depois tenho um envelope com o nome da despesa e o dinheiro lá dentro. Vamos ver como corre.
Agora com o marido desempregado vai mesmo ter que ser seguido à risca. Vai ser dificil mas vai ser a realidade por muito tempo, já que é quase impossivel ele arranjar um trabalho a ganhar o que ganhava antes e eu não conto com nenhum aumento de ordenado tão depressa.
Ora fiz um envelope para:
- detergentes
- higiene
- leite
- mercearias
- fruta/legumes
- carne/peixe
- gasolina
- gasóleo
- poupança
- extra
- pão
Por exemplo, detergentes e produtos de higiene não compro todos os meses, mas aproveito muitas campanhas. O dinheiro sai para o envelope todos os meses e quando houver necessidade ou uma boa campanha compro a mais.
Leite compro em campanhas de 48cent/l por isso vai ficando até ser necessário.
Gasolina é para o meu carro que anda todos os dias e gasóleo para o do marido que agora só sai quando é mesmo necessário. O meu a gasolina gasta menos que o dele a gasóleo por serem pequenos precursos e por isso é o a gasolina que sai mais.
O pão, vem o padeiro todos os dias à porta deixa-lo e pagamos ao sábado, por isso o envelope especial. Gosto muito do pão da máquina mas o marido não gosta e lá vamos comprando ao padeiro. Quando não der mesmo vai ter que por as manias de lado e comer do da máquina.
Fruta/Legumes compro 1 vez por semana na praça ou, caso não consiga ir ou haja um imprevisto que seja necessário a mais compro no pingo doce ou numa lojinha do produtor.
Carne é raro comprar porque tenho a sorte de a minha mãe me dar frangos caseiros mas nem sempre chegam (Já somos 4 a comer) e peixe compro fresco para grelhar nas minhas folgas no mercado ou pingo doce ou pescada/maruca/peixe vermelho/abrótea congelada para estufar ou cozer.
O extra é para coisas que apareçam (agora com casa por acabar há muitas).
A poupança é para o que der e vier. Um móvel que faça falta, um electrodoméstico avariado, etc.
Nem penso em ir de férias nos próximos anos. Já não vou há 7 anos, não é agora que vou começar a ir. Quando ando demasiado cansada vou 2 dias de folga para casa da minha mãe relaxar um pouco, visitar a familia e buscar umas hortaliças e umas carnes.
E vocês, como fazem??
Infelizmente a vida esta muito complicada. Eu já conheço esse método faz tempo, e tenho tentado aplicá-lo mas não tenho conseguido.
ResponderEliminarbjo
Eu não me entendo com o metodo dos envelopes mas tenho um parecido.. Tenho uma folha em excel com tudo descriminado e tenho muitas latinhas. Por exemplo tenho uma para o gás mas não compro todos os meses assim o dinheiro vai ficando lá e se um mês precisar de mais uma garrafa acabo por não ser uma conta extra. Este método permite fasear alguns pagamentos ao longo do ano como por exemplo todos os meses tiro X para colocar na lata do imposto de selo do carro.
ResponderEliminarBjs
Gosto do teu blog. quanto ao método do envelope deve ser bom. talvez algum dia tente tbém aplica-lo. bjus.
ResponderEliminarDescobri o teu blog e gostei muito.
ResponderEliminarJá tentei o método do envelope também. Mas depois desisti (não sei porquê)!
Quanto a férias.. temos feito, ainda este ano estivemos 2 semanas em Monte Gordo, numa casa a meias com a minha irmã. 2012 já era. Não vamos. Assim decidimos.
Vamos ver!
Bjs
Olá! Tenho uma amiga que usa o mesmo sistema e parece que resulta. Tentei usar para pagar à senhora das limpezas (=eu), mas não sou tão disciplinada assim...
ResponderEliminarVou voltar a tentar!
Beijinho