24/02/11

Dicas I

(Imagem Retirada da Internet)
- Deixe o carro em casa mais vezes durante a semana
Usar menos o carro é um excelente modo de diminuir a emissão de gases poluentes e o esvaziamento da sua carteira. Você pode caminhar ou andar de bicicleta, exercícios que fazem bem à saúde e ao meio ambiente. Pode também, se tiver hipótese, combinar percursos com colegas de trabalho ou com vizinhos que trabalhem na mesma zona e partilharem o carro.

- Plante uma árvore
No quintal, em canteiros ou em vasos, as árvores têm o poder de “seqüestrar” carbono da atmosfera, evitando o acumular excessivo do gás e retardando os efeitos do aquecimento global.
Sigam a dica do economia cá de casa se têm apenas uma varanda.
- Reaproveite os alimentos
Com um óptimo valor nutritivo, folhas, talos, cascas e sementes podem ser usadas em receitas, evitando o desperdício e o aumento de lixo.
Cá em casa, quando arranjo as folhas da alface e das couves, tenho um saco no congelador onde guardo os talos. Depois adiciono um pouco deles nos purés das sopas. Ficam mais nutritivas e não se nota diferença de sabor.
- Utilize materiais biodegradáveis
Ao comprar material de limpeza, procure ver se é biodegradável, assim a água voltará mais limpa para você.

- Recicle o óleo de cozinha
O óleo de cozinha é um dos principais causadores da contaminação das águas. Armazene seu óleo de cozinha usado em garrafas de plástico e deposite-o num Oleão. Nas aldeias ainda não se vê muitos mas nas cidades já os há por todo o lado junto aos ecopontos. Quando for à cidade leve a garrafinha e despeje no Oleão.
Os Pingo Doce também dispõem de oleões.
Já não tem desculpa para não reciclar os óleos usados.
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida.

- Utilize sacos de ráfia ou de pano
No supermercado e feiras, evite o uso de sacos plásticos e diminua a produção de lixo.  As ecobags são práticas e com designs criativos, uma óptima alternativa na hora de carregar suas compras.

1 comentário:

  1. Pense no ambiente e... nos animais!
    Verifique os rótulos dos produtos amigos dos animais, que infelizmente são muito poucos...

    ResponderEliminar

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...