22/04/11

Fico Indignada


Fico indignada com a lata das pessoas.

Com tanta gente a passar fome no mundo e ainda há quem se dê ao luxo de ser esquisito.

Uma colega minha mora aqui numa aldeia próxima. É uma pessoa que constantemente se está a queixar de falta de dinheiro para por comer na mesa. Como ela tem um filho de meses e uma de poucos anos, quando vem à cidade, passa por minha casa e almoça cá. Até aí tudo bem...

Não é que a desgraçada me aparece de surpresa para almoçar com a filha mais velha e eu só tinha uma panela de sopa e um restinho de frango que sobrou do dia anterior. Lá vai a parva desfiar o frango, por o wok ao lume com uma lata de cogumelos e um restinho de miolo de camarão que andava a passear no congelador e mete uma massinha a cozer. Quando a minha colega entra na cozinha e pergunta o que é o almoço... Eu respondi que era sopa que tinha feito na noite anterior ( aqui em casa dura para 3 dias mais a que fica congelada ) e uns restos de frango com cogumelos, camarão e massas envolvidos em creme de soja...
A outra vira-se para mim e disse: "Restos comem os cães. Sopa do dia anterior? Vou é ao restaurante. 'Tou lá pra comer restos. Não sou nenhum cão."
Pega na filha e sai porta fora...
Eu fiquei mais que pocessa. Ora uma pessoa que aparece sem avisar, tem que se sujeitar ao que há. Essa é a primeira. Depois... Se passam tanta necessidade, pelos vistos é porque querem. Se sopa do dia anterior faz mal a alguém... E comida reaproveitada. Tirando o frango, o resto era tudo "novo". Nos tempos que correm, não aproveitar as sobras é o mesmo que deitar dinheiro ao lixo. Para não falar nas pessoas que todos os dias dariam tudo por uma só refeição.
Esta minha colega fuma que nem uma chaminé e ainda deita comida fora... Em minha casa não come mais, nem que venha a rastejar. Há muitos que passam necessidade por não terem mesmo, mas grande parte é por não saberem gerir o que têm. Desta família não vou ter pena mais vez nenhuma. Só de pensar a quantidade de vezes que lhe dei de comer...

Aqui em casa vivemos com pouco mais de dois ordenados minimos e renda temporária de casa para pagar, a prestação de um carro, os consumos dos dois carros, as contas de casa, infantário dos dois miúdos... mas nunca nos faltou comida na mesa por conseguirmos gerir bem o pouco que temos. Esta família não tem porque não tem controle nenhum nos seus gastos e isso, não tenho pena!

Um dia destes eu vinha a chegar de ir buscar o meu filho mais velho ao infantário e um senhor abordou-me à entrada de casa. Não percebi muito do que dizia mas estava um esqueleto autentico. Percebi que pediu um euro para ir ao pingo doce comprar um pão que tinha fome. Eu nunca dou dinheiro. Como estava à porta de casa e senti pena do senhor disse-lhe que não dava euro mas se esperasse trazia-lhe pão. Ele esperou e fui a casa. Fiz-lhe uma sandes com carne que estava no frigorífico de sobras, coloquei duas folhas de alface e embrulhei num guardanapo. Achei pouco. Fiz uma taça de sopa, daquelas do take-away e aqueci bem no microondas. Embrulhei em papel de alumínio e juntei uma colher de plástico. Ao saco adicionei uma embalagem de bolacha maria, um litro de leite e algumas laranjas e maçãs que tinha trazido de casa dos meus pais. Quando voltei à rua lá estava o senhor pacientemente à espera. Quando viu um saco cheio de comida fez uma cara de felicidade, disse muito obrigado várias vezes sempre com um grande sorriso e disse que não comia há dois dias... Eu disse-lhe qual era a minha campainha e disse que podia voltar. Nunca mais apareceu mas sei que, nessa noite dormiu de barriga aconchegada e que no dia seguinte ainda deveria ter comida. Tenho muita pena de pessoas que perdem tudo. Mas de pessoas que deitam tudo ao lixo... não consigo ter pena... não consigo mesmo.

Se leram até ao fim... Muito Obrigado por lerem estes meus desabafos.

E vocês? Também conseguem sentir pena de quem desperdiça? E ajudam quem pede comida? Dão moedinhas?

21 comentários:

  1. Ha pessoas com uma grande lata mesmo,so se querem aproveitar das pessoas. Um dia quando morava em portugal,era verao estavamos de saida para a praia,quando chega uma senhora com uma criança e pede comer para o menino,eu estava a comer uma maça ja nao consegui comer mais,por acaso tinha feito comer em dobro porque iamos para a praia e ainda tinhamos que fazer outras coisas e deixei pronto so para aqucer,entao enchemos uma caixa cheia de comer (ainda quente)de-mos bolachas leite e fruta e pao tambem. Fiquei chocada por ela ter pedido comer porque a maior parte das pessoas pede dinheiro e quando dizemos dinheiro nao dou,dou comer por vezes nao aceitam,e porque o dinheiro nao e para comida,eu tambem nunca dou dinheiro.

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente com tudo o que dizes...

    ResponderEliminar
  3. Eu sou tal e qual como tu... também não suporto quem desperdiça e também não dou dinheiro, mas sou incapaz de recusar um prato de comida a quem realmente precisa! Quando morava em Lisboa, se alguém me pedisse dinheiro para comer eu não dava, mas ía comprar qualquer coisa para a pessoa comer ou dava-lhe o meu almoço/lanche, se os tivesse comigo, mesmo que isso significasse ficar eu sem almoçar ou lanchar.

    Bjinhos e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Como te compreendo!!!!!!!
    Onde moro tmd há gente assim, comem do bom e do melhor, levam os dias nos cafés e quando vão à loja fartam-se de se queixar que não tem dinheiro, Isto cabe na cabeça de alguem?!
    Eu estou em casa por opção, é só o ordenado do meu marido, é verdade que ele tem um ordenado razoável, há pessoas que dizem -Ah, ela é rica não precisa de trabalhar!, mas se eu fizesse a vida que elas fazem, certamente passava mal, tem de se saber gerir o dinheiro, primeiro as necessidades e a comida na mesa,e só depois se pode pensar em burguesias, que nos tempos que correm é dificil...
    Eu estou em casa o meu marido vem almoçar todos os dias e o meu filho desde que entrou no 1º ano costuma vir tmb sempre almoçar, mas criticam-me, mas porque gastar dinheiro todos os dias no almoço da escola se pode vir comer a casa e sai mais barato, lanche leva sempre de casa enquanto que colegas dele com 10 anos chegam a levar 5 Euros todos os (isto não cabe na cabeça de ninguem).....
    É por estas e por outras é que muita gente passa mal...........dinheiro tmb não dou se tem fome pessam comida, o teu gesto foi muito bonito!!!!!
    Boa Páscoa, bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Cheguei aqui por acaso, gostei imenso do teu blogue, acho que és uma pessoa muito coeerente, na nossa vida cruzam-se pessoas que não sabem realmente dar valor ao que lhes é dado, pensam que a vida tem de ser sempre benevolente, criam as suas próprias desgraças e ainda choram lágrima de amargura e de frustração, não sabem gerir as suas próprias vidas e culpam os outros dos seus própios erros, enfim uma tristeza.
    Desculpa o comentário longo, só para te dizer que gostei imenso do teu blogue. Beijinhos e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  6. Pois há muita gente como essa tua amiga!... E os que vivem do rendimwento mínimo são os piores, não sabem o que custa trabalhar para ter o que por na mesa! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Realmente se há pessoas que me irritam são pessoas mal agradecidas. No outro dia bateu-me um senhor à porta a pedir dinheiro. Eu disse que não tinha trocos (não tinha, mas mesmo que tivesse não dava, prefiro dar comida) mas que ele esperasse, que eu ia buscar comida. Levei-lhe uns pacotes de bolachas, porque na altura era mesmo o que podia. Ele ainda reclamou e fez cara feia, a perguntar se eu não tinha carne congelada para lhe dar. Passei-me! Sou estudante, vivo sozinha e tenho de gerir o meu curto orçamento. Trabalho que nem uma negra. E aparece-me um sujeito com (passe a expressão) "um belo lombo para trabalhar" e ainda reclama do que lhe dão. Gente dessa não merece nada! Fizeste muito bem, em ambas as situações!

    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  8. Olá. Vim retribuir a visita e gostei muito do teu blog e das tuas receitas. Já fiquei seguidora!
    Concordo totalmente com o que escreveste. Se fosse eu também tinha ficado furiosa. Cá em casa também faço questão de aproveitar todas as sobras de comida. Já lá vai o tempo em que deitava fora restos que ficavam a passar o tempo no frigorífico. Às vezes as sobras resultam numas combinações um pouco estranhas, mas procuro sempre que resultem em refeições saborosas.
    Se quiseres mais ideias para a cozinha, diz, que eu tenho muitas ideias boas na minha cozinha.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Granda lata que esta gente tem...a isso é o que chamo de pobre e mal agradecida... Por mim já não entrava mais na minha casa...Por amor de deus...Fico mesmo revoltada com estas coisas
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  10. Eu também não gosto de dar dinheiro, prefiro dar alguma coisa para comer! Mas já me aconteceu pedirem dinheiro e eu dou um pacote de bolachas ou iogurte e recusarem! Mas infelizmente há cada vez mais gente a precisar de ajuda e como diz a minha avó onde comem 4 comem 8... havendo boa vontade...

    ResponderEliminar
  11. Se isso acontecesse comigo, ou coisa parecida, é que nem sequer voltava a pôr um pé cá em casa, era só o que faltava!
    Por cá também tudo se aproveita, e até hoje ainda nunca se passou fome por se comer sobras! Isto há cada uma!!!!!
    Olha, manda essa tua colega é dar uma volta ao bilhar grande!

    Eu nunca dou dinheiro, sou contra isso. Muitas pessoas andam a pedir e depois querem é dinheiro para pagar os vícios, nisso não alinho porque custa-me trabalhar o mês inteiro. Dou comida, isso sim, ou bens (roupa, sapatos...). Dinheiro não.

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Eu sou como tu, também nunca dou dinheiro, mas compro comida e dou.
    Realmente, as pessoas são demais!!!
    Até metem nojo, com essas atitudes.
    Detesto pessoas assim, coitada, não pudia comer sopa do outro dia?! olha que esta...só mesmo uma chapada, é o que pessoas assim merecem!
    bjkas

    ResponderEliminar
  13. Realmente vem e ainda refila.Se fosse em casa dela e não houvesse comida "fresca" para alem das sobras morria de certeza.
    E não tenho nada contra quem fuma ou tem outras "manias" mas se o dinheiro não estica nao seria melhor acabar com essas ditas "manias"? Não sabem o dinheiro que estao a estragar, mais tarde será em médicos e tratamentos.
    Costumo ajudar, normalmente é com roupa porque infelizmente sou de opinião que a moeda nao ajuda, é uma maneira de nos sentirmos bem connosco proprios, nas ao fim ao cabo so serve para empurrar o que não queremos ver para de baixo do tapete.

    bjs e boa Pascoa :) lara

    ResponderEliminar
  14. concordo a 100% com tudo o que escreveste...
    grande amiga essa, sim senhora! pelo amor da santa... há com cada um(a). Enfim...

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Recuso-me a dar dinheiro ou comida aqueles romenos que andam aí a pedir... não por serem romenos, mas porque um dia quando eu trabalhava no café uma romena foi lá pedir o croassaint de chocolate que estava na montra e nós dissemos que não mas demos-lhe dois folhados de carne. A idiota provou, cuspiu e disse que não prestava. A partir dá nunca mais... Já cheguei a dar dinheiro, mas agora já não. comecei a pensar se realmente era para comer, Conheço alguns que quando têm dinheiro vão ao café buscar bebidas alcoolicas. Nunca mais aconteceu pedirem para comer, mas quando pedirem dou comida.
    Quando às pessoas que foram À tua casa, se fosse comigo nunca mais entravam cá em casa ou falavam comigo. "Cuspir no prato em que comem" é que não... Acho que essas pessoas não devem mesmo de "precisar" se precisassem não tinham feito isso...
    beijinho
    Deo

    ResponderEliminar
  16. Olá Vida Inesperada,
    Olha nem ligues a essa pseudo-amiga, porque comida do dia anterior não é vergonha nenhuma (tal como pão de véspera, eu já comi várias vezes e nunca morri); qual é o problema?
    E se tiver sido cozinhado há dois dias e ainda estiver bom para comer, vai para o lixo????
    Primeiro come-se o que há... depois cozinha-se outra coisa, mas primeiro come-se o que há de mais antigo.
    Nunca me considerei nenhum cão por comer os restos e, infelizmente há pessoas que nem cães se podem considerar pois nem comida do dia anterior têm para comer...
    Essa criatura é uma pobre de espirito...
    Se ela voltar a tua casa, acho que agora já tens uma maneira de correres com ela... dizes sempre que o almoço são «restos do dia anterior», vais ver que nunca mais volta a por os pés para se fazer ao almoço à borla em tua casa... é preciso uma lata e uma grande falta de vergonha na cara, é que ainda por cima era o almoço para duas pessoas, ela e a filha!
    Mas não ligues, comer os restos do dia anterior, «transformados» são o que uma mulher actual, como nós faz, porque gere bem o seu orçamento e sabe que nada se pode deitar fora, porque tudo custa dinheiro.
    Bjs
    Teresa C.
    (Desculpa o longo comentário)

    ResponderEliminar
  17. Olá,

    Dinheiro também não dou.
    Há um rapaz de cerca de 35 anos que 1 vez por semana vai a minha casa (porta de casa) jantar.

    Aqueço sopa e dou-lhe numa tigela descartável (percebem, não percebem), dou-lhe um prato de comida ou sandes se não tiver que chegue e dou-lhe 1 litro de leite uma embalagem de fofos do Pingo doce e fruta, para o dia seguir.

    E sabem que mais, recebo sempre flores em troca. Mesmo quando ele vai lá e eu não estou eu sei que ele esteve lá, porque a flores ficam no chão á porta da minha casa.

    A gente pobre e mal agradecida...nem passo cartão.

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  18. encontrei este blog por divagar .... e sim li tudinho até o fim . e tenho uma coisa para lhe dizer.. obrigado , muito obrigado pela pessoa bonita que é . :)

    ResponderEliminar
  19. Sem duvida que nesse caso o senhor ficou muito melhor que só com 1 euro... bonito gesto!

    ResponderEliminar
  20. Grande lata a da tua colega, como se costuma dizer "Pobre e mal agradecida". Eu quando me vêm pessoas pedir me moedas no por exemplo no supermercado prefiro dar comida a dinheiro. EU tambem faço aproveitamentos ao maximo, ainda hoje sobrou arroz do almoço, vou fazer uns pastelinhos amanha com ele mais uma saladinha espetaculo.

    Bjos

    ResponderEliminar
  21. Ola! Sou a Formiguinha.:)

    Cheguei aqui através da Guidinha e fiquei bastante impressionada com esta tua história.

    Essa tua amiga é pobre de espírito porque de fome não deve de ser. Quem tem fome come tudo e não se arma em esquisita. Na minha Casinha come-se muitas vezes comida do dia anterior ou de mais dias porque normalmente quando sobra muito até congelo em várias porções para se consumir gradualamente (caso da feijoada).
    Fizeste muito bem em fechar-lhe a porta da tua casa eu faria o mesmo.

    Também sou como tu e raramente dou dinheiro prefiro dar em comida.

    Como gostei do teu cantinho já estou a seguir-te.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...