29/03/11

Queijo Fresco


Na semana passada estive novamente na Aldeia em casa dos meus pais e, como não levei o meu computador, metade das coisas que vi no do meu pai ficaram perdidas no tempo.

Nas minhas visitas pelos Blogs vi alguém a pedir a receita de queijo fresco, mas não encontro o blog
Por favor, quem for que se acuse.

Lá por casa fazem-se com leite de cabra acabadinho de tirar. Aqui na cidade já fiz uma vez com leite do dia mas não me seduziu. Mesmo assim cá fica a receita:

Ingredientes:

1 litro de leite do dia gordo
20 gotas de coalho líquido
1 colher (chá) de sal

Preparação:

Aquece-se o leite, numa caçarola, a 35-40ºC (não mais). Sem termómetro verifica-se a temperatura colocando o dedo uns segundos no leite. Se estiver bom ao toque a temperatura é a ideal. É como fazer os biberons para os bebes.

Acrescenta-se o sal, mexe-se, e as gotas de coalho, mexe-se novamente e deixa-se repousar 45min a 1.

Após 1h, corta-se com uma faca o leite coalhado e verte-se para um passador grande e bem limpo.

Sem fazer pressão, deixa-se separar o soro.

Repousa mais 15min e vai-se mexendo o passador, de vez em quando, para eliminar "bolsas" de soro.

Coloca-se o leite coalhado em aros ou nas caixas de queijos frescos de compra. Lá em casa guardamos para quando as cabras têm leite, fazer. A minha avó, nestes dias tem feito 4 queijos todos os dias...

Coloca-se num tupperware ou tabuleiro e leva-se ao frigorífico cerca de 6h antes de consumir.

Dá 2 queijos de caixa grande (cerca de 200gr).

Estes da imagem trouxe da casa da minha avó. Nós colocamos também umas pedras de sal grosso por cima quando estão no frigorífico.

Comemos com doce de abóbora, tostas e nozes.

A receita para a Bimby podem encontrar aqui.

5 comentários:

  1. olá, desculpa estar-me a meter onde nao sou chamadas mas, ....

    encontrei essa situação quando anda a navegar. Foi no blog http://ocantinhodanina-nina.blogspot.com/

    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro queijo fresco, mas desse como tens na foto :) ainda hoje comi ao jantar queijo de cabra, acabadinho de chegar lá da terra...
    Para mim não há queijo como esse.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. A MINHA MÃE DANTES FAZIA UM QUEIJO FRESCO TÃO BOM, ATÉ DEU SAUDADES.
    FICARAM PERFEITOS .
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Anónima ;)

    Estes foram feitos pela minha avó. Sempre que vou a casa dela trago alguns de presente. São fantásticos mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado! Fui mesmo eu que pedi.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Poderá Gostar De:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...